Linha de separação


2 de abril de 2017

Tudo entre amigos

Teixeira dos Santos ao DN:

Quando escolheu Armando Vara fê-lo por considerar que era um bom gestor bancário?
Sim.
E não se arrepende disso?

Não... Atenção! Eu acho que - e não tenho, para já, motivos, e as questões que têm vindo a ser levantadas, para mim, ainda estão por esclarecer -, neste momento, não tenho razões para dizer que foi uma má escolha. Naquele momento era uma pessoa que conhecia, com quem tinha trabalhado no governo, uma pessoa que conhecia a Caixa, porque tinha lugares de elevada responsabilidade na Caixa e, portanto, era uma pessoa que me dava confiança para cumprir um cargo: o cargo para que foi, ao fim e ao cabo, convidado e que aceitou

Fernando Teixeira dos Santos, em 2008 ministro das Finanças, anunciava ao país que o BPN ia ser nacionalizado. Na AR só o PCP esteve contra. Três anos mais tarde, o banco foi vendido aos capitais angolanos do banco BIC. E agora o BIC, em Portugal, tem como presidente Teixeira dos Santos, que, em entrevista ao Dinheiro Vivo/DN e JN, comenta o estado da banca e da nação.

Sem comentários: