Linha de separação


2 de dezembro de 2022

Uma noticia que escapou à censura

 

 Na Ucrânia - Trincheiras no Pântano, Treino Curto, Sem Munições

Relatórios realistas da linha de frente ucraniana são raros. Ontem o British Express trouxe isso (@7:30, também aqui ) de Bakhmut / Artemovsk em sua cobertura ao vivo. Alguém se pergunta como ele contornou o censor:

Dentro da linha de frente de Bakhmut 'repleta de cadáveres' e perdas 'colossais'

O comandante ucraniano do batalhão Svoboda, Petro Kuzyk, cuja unidade é uma das que detém Bakhmut, disse que seus soldados estão em trincheiras cheias de cadáveres, lutando em condições extremamente frias e com água até os joelhos contra os ataques da Rússia.
...
"Peço desculpas por falar devagar agora, porque estou com muito frio - está me deixando tonto. Já saí da primeira linha (desde que fui chamado). Estou me aquecendo no carro, estou quase pegando no sono , porque eu não dormi todo esse tempo. Eles cobraram ontem, muito sério. Eles sentiram uma fraqueza na nossa defesa, porque (não vou citar os números das unidades, para não lhes prejudicar a honra) há unidades que estão menos motivados que a nossa. E ontem enfraqueceram um pouco nossa defesa na área ao redor do Bakhmut. Algumas unidades não resistiram a esse ataque de artilharia e recuaram.

"Este é o nosso princípio: nós, o Batalhão Svoboda, não recuamos. E por causa disso, nos encontramos em uma situação semi-cercada e temos muito trabalho a fazer. Além disso, estamos  num pântano cheio de lama. É muito difícil evacuar os feridos ou entregar munições. As trincheiras estão se deteriorando constantemente e neste pântano elas devem ser constantemente reconstruídas."

Ele acrescentou: "Hoje é o primeiro dia sem chuva, mas então e ontem quando choveu , toda a água escorria para as trincheiras. E o bombardeamento era tanto que era impossível sair da trincheira, então os caras ficavam constantemente molhados por um ou dois dias. Além disso, a temperatura está assim. Muitos estão com contusões, muitos com pneumonia. Mas nós nos mantemos firmes e nos defendemos. Vejo jovens de pé com os dentes cerrados. Eu realmente gostaria que alguém escrevesse sobre esta situação, porque poucas pessoas no país sabem disto."

Sem comentários: